Enchimento Filme

Aplicações: Torre para Ar Condicionado ; Torre para Chiller ; Torre para Injetoras de Plástico

Formatos Disponíveis: Blocos Retangulares / Quadrados (paralelogramo) ; Blocos Redondos (cilíndricos)

Material: PVC

Referências: Enchimento A19, Enchimento F19, Enchimento W20.

O enchimento filme possui algumas nomenclaturas comerciais, como enchimento colméia, recheio colméia, enchimento filme, dentre outros.

Existem no mercado mundial diversos perfis de enchimento filme, conforme a aplicação. No Brasil, encontramos uma pequena variedade de modelos, adequados à operação de torres de resfriamento em território nacional.

Com base na experiência em aplicações de resfriamento de água e conhecimento técnico específico, alinhado às normas estabelecidas pelo CTI – Cooling Tower Institute, a AW Group oferece o modelo EC-F-1941, que possui a melhor relação custo-benefício, pois pode ser aplicado em água de resfriamento sem tratamento efetivo ( dureza / biofilme / pequenas impurezas sólidas ), com longa durabilidade.


Suas características garantem alta eficiência de troca de calor e transferência de massa: é o modelo de maior eficiência ofertado pela AW Group, devido à sua alta superfície de contato ar-água.

O formato angular do enchimento filme reduz a velocidade de queda das gotículas, enquanto o ar admitido pelo ventilador entra em contato com a água. Além disto, o perfil corrugado dos canais promove a turbulência da mistura ar-água, maximizando o contato entre ambos, garantindo assim sua alta eficiência.

Para maiores detalhes, entre em contato com nosso departamento técnico para maiores detalhes

O enchimento de contato fornecido pela AW Group pode ser aplicado de maneira geral, em torres onde a água de resfriamento não possui elementos contaminantes como óleos, graxas, areia, terra, dentre outros. Destina-se ao que chamamos de “água limpa”, onde há baixo índice de impurezas. O enchimento filme da AW Group possui aditivos que atenuam a formação de biofilme, contribuindo para sua longa durabilidade.

Dentre suas diversas aplicações, podemos citar:

Torres de ar condicionado;
Torres de chiller (água gelada);
Torres de resfriamento de equipamentos elétricos (datacenters, centrais elétricas de comando);
Torres de resfriamento de moldes (injetoras plásticas, dentre outras);
Torres de resfriamento de dinamômetros;
Torres de resfriamento de compressores (alta, média e baixa pressão);
Torres de resfriamento de termoelétricas;
Torres de resfriamento de mancais de turbinas e turbogeradores;
Torres de resfriamento de trocadores de calor e geladeiras.

Qual a função do enchimento de contato ?
Em equipamentos industriais, como a torre de resfriamento, lavadores de gases, dentre outros sistemas de resfriamento, o elemento responsável pela transferência de calor e massa, ou comumento chamado de troca térmica, é o enchimento de contato.

O enchimento de contato também é conhecido como recheio, colméia, favo, dentre outros nomes.

O objetivo do enchimento de contato é reter o máximo de tempo possível, as gotículas de água distribuídas pelos bicos aspersores, enquanto o ar soprado ou aspirado pelo ventilador, entra em contato com estas gotículas.

Abaixo, é demonstrado uma figura do contato ar-água, como sendo ideal, em uma torre de resfriamento:

Função do enchimento de contato. Como pode-se notar, nas condições ideiais, cada gotícula de água, distribuída pelos bicos aspersores, é circundada por moléculas de ar.

Quanto maior for a superfície de contato entre o ar e a água, maior será a transferência de calor na torre.

Os diversos modelos de enchimento de contato fornecidos pela AW Group, possuem características distintas, para atender aos mais diversos processos industriais de resfriamento existentes hoje no Brasil.

Cada modelo de enchimento de contato foi projetado e fabricado, mediante análise da qualidade da água de resfriamento.

A aplicação de cada modelo é baseada na concentração de partículas sólidas ( fibras de celulose, fibras de cana-de-açúcar, óleos, graxas, metais, areia, terra, carbonato de cálcio, dentre outros sais e minerais ) na água de resfriamento. Além disso é levado em conta a concentração de material particulado em suspensão no ar, que acaba sendo aspirado pelo ventilador e deposita-se no enchimento de contato.

Cada modelo de enchimento de contato ofertado pela AW Group, apresenta uma eficiência específica, em função do contato ar-água proporcionado ( superfície de contato ), que é uma das principais características deste elemento. Além disto a eficiência do enchimento de contato está relacionada com sua quantidade total aplicada no equipamento: em termos gerais, tomando dois modelos como exemplo, o enchimento filme com altura de 600mm, possui praticamente o mesmo rendimento que o enchimento grade, com uma altura de 1500mm, dependendo do caso.

Outras características que definem cada modelo de enchimento de contato, são: faixa de temperatura de trabalho, formato do enchimento, carga hidráulica requerida e suportada, pressão estática ( perda de carga ) e o material utilizado em sua fabricação.

Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Já selecionou o modelo de enchimento ? Nos envie uma solicitação de orçamento, sem compromisso !