Enchimento Barra Retangular

Aplicações: Torres Industriais com alto índice de partículas sólidas na água de resfriamento.

Formatos Disponíveis: Barras sob medida (200 mm até 3000 mm de comprimento).

Material: PP

Referências: Enchimento Ripa, Ripa Retangular, Barra Chata.

O enchimento de contato EC-BR-40 fornecido pela AW Group, também conhecido como enchimento barra chata, também faz parte da família de enchimentos, cujo efeito de resfriamento se dá pelo respingo da água quente dentro da torre. Seu formato retangular, de superfície plana, permite o efeito de respingo. Porém a superfície de respingamento é menor, se comparado ao enchimento barra triangular ( diamante ). Este modelo de enchimento é encontrado em torres de fabricação antigas, sendo pouco utilizado atualmente. Quando sua vida útil chega ao fim, é substituído pelo enchimento barra triangular lisa. Embora há quem defenda que este enchimento barra rectangular possui eficiência satisfatória, testes comparativos de eficiência realizados pela AW Group comprovaram que sua eficiência é inferior ao barra triangular lisa, devido ao seu tamanho e formato. O perfil do enchimento barra triangular lisa permite o melhor escoamento dos fluídos: tanto da água, quanto do ar, promovendo maior contato ar-água e também menor pressão estática. Mesmo assim, alguns clientes preferem manter a originalidade do equipamento, por isso ainda é fornecido este modelo.

Para maiores detalhes, entre em contato com nosso departamento técnico.

Aplicações do Enchimento Barra Retangular EC-BR-40
O enchimento Barra Retangular – EC-BR-40 possui aplicação semelhante ao enchimento barra triangular lisa EC-BTL-5075, sendo aplicado no resfriamento de água em indústrias de médio e grande porte, no resfriamento de água com alta concentração de contaminantes como óleo, graxa, terra, areia, fibras de celulose, fibras de cana-de-açúcar, carepa ( partículas de metais ), dentre outros contaminantes.

É comum encontrarmos uma torre de resfriamento com enchimento inadequado, devido à falta de um estudo técnico sobre a operação da torre, assim como a falta de conhecimento de mercado acerca dos diversos modelos de enchimento existentes.

Qual a função do enchimento de contato ?
Em equipamentos industriais, como a torre de resfriamento, lavadores de gases, dentre outros sistemas de resfriamento, o elemento responsável pela transferência de calor e massa, ou comumento chamado de troca térmica, é o enchimento de contato.

O enchimento de contato também é conhecido como recheio, colméia, favo, dentre outros nomes.

O objetivo do enchimento de contato é reter o máximo de tempo possível, as gotículas de água distribuídas pelos bicos aspersores, enquanto o ar soprado ou aspirado pelo ventilador, entra em contato com estas gotículas.

Abaixo, é demonstrado uma figura do contato ar-água, como sendo ideal, em uma torre de resfriamento:

Função do enchimento de contato. Como pode-se notar, nas condições ideiais, cada gotícula de água, distribuída pelos bicos aspersores, é circundada por moléculas de ar.

Quanto maior for a superfície de contato entre o ar e a água, maior será a transferência de calor na torre.

Os diversos modelos de enchimento de contato fornecidos pela AW Group, possuem características distintas, para atender aos mais diversos processos industriais de resfriamento existentes hoje no Brasil.

Cada modelo de enchimento de contato foi projetado e fabricado, mediante análise da qualidade da água de resfriamento.

A aplicação de cada modelo é baseada na concentração de partículas sólidas ( fibras de celulose, fibras de cana-de-açúcar, óleos, graxas, metais, areia, terra, carbonato de cálcio, dentre outros sais e minerais ) na água de resfriamento. Além disso é levado em conta a concentração de material particulado em suspensão no ar, que acaba sendo aspirado pelo ventilador e deposita-se no enchimento de contato.

Cada modelo de enchimento de contato ofertado pela AW Group, apresenta uma eficiência específica, em função do contato ar-água proporcionado ( superfície de contato ), que é uma das principais características deste elemento. Além disto a eficiência do enchimento de contato está relacionada com sua quantidade total aplicada no equipamento: em termos gerais, tomando dois modelos como exemplo, o enchimento filme com altura de 600mm, possui praticamente o mesmo rendimento que o enchimento grade, com uma altura de 1500mm, dependendo do caso.

Outras características que definem cada modelo de enchimento de contato, são: faixa de temperatura de trabalho, formato do enchimento, carga hidráulica requerida e suportada, pressão estática ( perda de carga ) e o material utilizado em sua fabricação.

Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Já selecionou o modelo de enchimento ? Nos envie uma solicitação de orçamento, sem compromisso !