Enchimento Bandeja

Aplicações: Torres de Tratamento de Efulentes (ETE) ; Torres Industriais.

Formatos Disponíveis: Painéis Quadrados (bandejas) com 600 mm de lados.

Material: PP

Referências: Enchimento Splash Bar.

O enchimento de contato também conhecido como enchimento bandeja, ou enchimento grelha, faz parte também da família de enchimentos, cujo efeito de resfriamento se dá pelo respingo da água quente dentro da torre. Porém, sua forma construtiva é bem diferente, assim como seu sistema de fixação e ancoragem, suportando maior massa (peso) em relação aos outros enchimentos, portanto sendo aplicado em condições severas da água de resfriamento, como por exemplo resfriamento de efluentes de cellulose, efluentes industriais diversos, dentre outros. ste modelo de enchimento implica pouca perca de carga, resultando em baixa pressão estática, contribuindo para a seleção de um conjunto de ventilação que consuma menos energia elétrica. Ao passo que também consegue-se o efeito de pouca retenção de sujeira no enchimento, garantindo vida útil prolongada.

O enchimento bandeja – EC-BD-600 possui aplicação em ambientes extremamente severos de água de resfriamento, com índices altos de concentração de fibras e materiais sólidos diversos, como fibra de celulose, lodo, graxas e óleos, terra, areia, soluções líquidas de alta densidade (acima de 1,05). É comumente aplicado no resfriamento de efluentes industriais, para posterior tratamento com lodo ativado ou outros métodos de tratamento dos efluentes.

Também é aplicado na água de resfriamento do processo produtivo, cujo índice de contaminação é extremamente alto por quaisquer tipos de resíduos presentes na água de resfriamento.

Qual a função do enchimento de contato ?
Em equipamentos industriais, como a torre de resfriamento, lavadores de gases, dentre outros sistemas de resfriamento, o elemento responsável pela transferência de calor e massa, ou comumento chamado de troca térmica, é o enchimento de contato.

O enchimento de contato também é conhecido como recheio, colméia, favo, dentre outros nomes.

O objetivo do enchimento de contato é reter o máximo de tempo possível, as gotículas de água distribuídas pelos bicos aspersores, enquanto o ar soprado ou aspirado pelo ventilador, entra em contato com estas gotículas.

Abaixo, é demonstrado uma figura do contato ar-água, como sendo ideal, em uma torre de resfriamento:

Função do enchimento de contato. Como pode-se notar, nas condições ideiais, cada gotícula de água, distribuída pelos bicos aspersores, é circundada por moléculas de ar.

Quanto maior for a superfície de contato entre o ar e a água, maior será a transferência de calor na torre.

Os diversos modelos de enchimento de contato fornecidos pela AW Group, possuem características distintas, para atender aos mais diversos processos industriais de resfriamento existentes hoje no Brasil.

Cada modelo de enchimento de contato foi projetado e fabricado, mediante análise da qualidade da água de resfriamento.

A aplicação de cada modelo é baseada na concentração de partículas sólidas ( fibras de celulose, fibras de cana-de-açúcar, óleos, graxas, metais, areia, terra, carbonato de cálcio, dentre outros sais e minerais ) na água de resfriamento. Além disso é levado em conta a concentração de material particulado em suspensão no ar, que acaba sendo aspirado pelo ventilador e deposita-se no enchimento de contato.

Cada modelo de enchimento de contato ofertado pela AW Group, apresenta uma eficiência específica, em função do contato ar-água proporcionado ( superfície de contato ), que é uma das principais características deste elemento. Além disto a eficiência do enchimento de contato está relacionada com sua quantidade total aplicada no equipamento: em termos gerais, tomando dois modelos como exemplo, o enchimento filme com altura de 600mm, possui praticamente o mesmo rendimento que o enchimento grade, com uma altura de 1500mm, dependendo do caso.

Outras características que definem cada modelo de enchimento de contato, são: faixa de temperatura de trabalho, formato do enchimento, carga hidráulica requerida e suportada, pressão estática ( perda de carga ) e o material utilizado em sua fabricação.

Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Já selecionou o modelo de enchimento ? Nos envie uma solicitação de orçamento, sem compromisso !